Ordem Ortodoxa Nazarena Essenia
NOSSAS CRENÇAS
Traduzido do Original em Inglês ao Espanhol por Roberto Díaz
NOSSAS CRENÇAS
Traduzido do Original em Inglês ao Espanhol por Roberto Díaz
Alhym (Elohim)
"Alhym" é a antiga palavra hebréia para "Elohim". Achamos que a (Presença) de Shakhynah de Alhym pode ser encontrada, onde quer que exista ali a paz, a verdade e a luz. O conceito de Alhym não deve ser limitado pelo adoctrinamento da infância, como a crença de que Alhym está num lugar longínquo, difícil de atingir. O antigo nome hebreu de Alhym é Yahuéh(I-A-U-É)
Yahushua haMashyakh (o Messías) disse, "Eu Sou a luz que está sobre todas as coisas. Eu Sou tudo: de mim tudo veio à existência, e através de mim se atinge tudo. Parta uma peça de madeira; Eu Estou aí. Levante a pedra e você me encontrará ali" - O Evangelho de Mar Thomas(Tomé).
Alhym está próximo de todos aqueles que O invocam a Ele e em cada esquina alta e baixa da terra.
Alhym Ekhad (Alahota)
Nós achamos que Alhym se dá a conhecer a Sua gente através de Três Aspectos:
1. A mente de Alhym, isso que concebe a todas as coisas. Este aspecto de Alhym, conhecido como o Pai, está para além daquilo que está manifesto e está para além de nosso entendimento.
2. O Miltha ou a sabedoria de Alhym, isso que molda todas as coisas. Este aspecto de Alhym comumente conhecido como o filho, é o único aspecto de Alhym mediante o qual se pode conceber qualquer criação.
3. Ruakh haKodesh ou a vida de Alhym, isso que enche toda a criação de energia e movimento; se algo na criação tem vida dentro dele ou dela, isso é devido ao Ruakh haKodesh. O qual faz que o conhecimento dos (Nazarenos)Essenios sobre o Espírito do Kadosh, seja algo muito diferente do que muitas pessoas que usam este termo, compreendem. É também o conhecimento mais exato do termo.
Estes três aspectos, são um. Significa que não têm existência separada ou autonomia de uma a outra.
O Sh'ma* diz "Escuta, Oh Yisrael! YHWH é Nosso Alhim! YHWH é Um ". Os (Nazarenos)Essenios são estritos “monoteístas”, e não crêem no conceito de "Pessoas" em relação com Alhym, o qual é uma paródia (deboche) ao monoteísmo. Portanto, nós usamos o termo "Aspectos".
* O Sh'ma - Deuteronomio 6:4
Yahushua (Yashua)
Nós achamos que Yahushua é o filho de Alhym, que Yahushua é Yahuéh! A Dabar (do aramaico: "Miltha", a "Palavra") foi feito carne na forma de Yahushua haMashyakh o filho de Miriam e Yoseph, e enquanto esteve aqui sobre terra, fez demonstração de um exemplo perfeito de Observancia da Torah, que todos devemos seguir. Achamos que Rabbeinu Yahushua foi crucificado e ressuscitou ao terceiro dia. Nós achamos que Seu sangue nos isenta e é uma manifestação do grande amor de Alhym por Sua criação, e que pode nos levar à vida livre de pecado.
Nós adicionalmente achamos que Yahushua, como Ekhad(Um) e o único filho de Alhym, chegou a muitas culturas durante toda a história da humanidade, para repartir Sua mensagem de amor e redenção. Como o Filho, Yahushua é conhecido como o "Segundo Aspecto" do Alhym-Khay (Elohim Vivente).
Escrituras Sagradas
Achamos que o Sefer Shakhynah ( Torah) é um guia para a humanidade e é o fundamento do primeiro pilar de nossa Fé Pura.
Achamos que o texto contido nas escrituras é a mensagem fornecida à
humanidade por Alhym para conhecê-lo a Ele.
Alhym também pode ser conhecido em sua própria formosa criação.
Há milhões de pessoas que nunca tiveram a oportunidade de ler uma cópia das escrituras e achamos que não obstante Alhym os quer.
Achamos que o Arameo-Hebreu Peshitta é o texto interpretativo mais exato das escrituras e como tal é um companheiro (investigação dos originais) da “Biblia”.
O Selo “Sagrado”
Nós achamos que o Ruakh haKodesh, é uma parte do Alhym Ekhad, é uma parte da Vida no Universo. Não se pode dizer que nenhuma coisa vivente pode estar "Vivendo" sem a presença da Ruakh haKodesh. Porque todas as criações entram na existência, vivem por um momento e depois se extinguem, somente se pode dizer que o Ruakh haKodesh se encontra dentro dessa criação, quando essa criação vive há uma condição especial para a alma, uma alma que recebe o selo da Ruakh haKodesh dentro dele ou dela, isso existirá com Alhym por toda a eternidade. Esta é a importância na vida de uma pessoa, a de receber o Ruakh haKodesh.
A maioria das pessoas confundem que é o que exatamente outorga o Ruakh haKodesh sobre o crente; muitos acham que é o batismo, mas este mandamento especial é um mikva, um banho ritual para a purificação dos pecados.
Similar ao que o Profeta Yokhanan ofereceu às pessoas da Judéia. Enquanto a Ruakh haKodesh desceu sobre Yahushua haMashyakh em seu batismo no rio Yarden, isto não é o mesmo para todas as pessoas que têm um mikva.
Sim, têm que ter a Tevilah(imersão), mas é essencial que recebam o Selo da "Mish´chah" (unção), o Selo da Unção é o que outorga a Ruakh haKodesh na alma.
Nós não dizemos que uma pessoa não alcançará a eternidade sem o Selo da Unção, porque nós não sabemos que ocorrerá entre o alma individual e Alhym, uma vez que deixa esta vida e entra no Sheol.
Salvação
Os (Nazarenos)Esenios crêem na obra “divina” do madeiro. O que nós dizemos por meio disto, é que todos serão ajudados a a elevar a luz de Alhym através de um processo de crescimento espiritual concedido a nós pela piedade de nosso criador.
Devido à piedade de Yahushua, todas as pessoas agora têm a oportunidade de reconciliar-se com Alhym através do sacrifício sobre o madeiro e a posterior resurreição.
O que faz aos (Nazarenos)Essenios diferentes dos outros grupos que reclamam seu amor para Mashyakh é que os (Nazarenos)Essenios estão sempre no processo de Guardar Seu Caminho (Halakha). Estamos dedicados a Perdurar na Fé.
Numa formosa e antiga oração chamada o "Tephilah Panim" esta diz:
"Alhym, ¡Eu nunca posso permanecer quieto na ociosidade; guia meus pensamentos para meditar em Ti; guia minhas mãos para fazer Teu trabalho, e controla minha atenção para escutar somente Tuas instruções, e Eu poderei caminhar sempre em sua Shakhynah".
Esta é uma curta e resumida oração da mente de um (Nazareno) Esenio Ortodoxo. É muito fácil dizer que um adora a Alhym. É muito fácil dizer que uma pessoa aceitou a salvação através do Mashyakh. É até muito fácil ir aos serviços religiosos, e é outra coisa completamente diferente guardar a Torah de Mosheh como selada no Sangue do Cordeiro. Isto é o que os (Nazarenos)Essenios Ortodoxos se comprometem a realizar diariamente.
O serviço para o Mashyakh é nosso amor a Alhym, fato manifesto. Não achamos que alguém que aceita a Alhym e ao Mashyakh deve ganhar seu "Boleto para o céu", mas o sinal desta aprovação é o guardar o Halakha de Mashyakh diariamente. Combatendo o bom combate até o final.
O Mundo
Nós achamos que o mundo está num estado moribundo e que nosso propósito é lhe brindar a luz de Alhym a todos aqueles que desejam ter um estilo de vida melhor e ser consolados com sua esperança. Achamos que este melhor estilo de vida pode ser manifesto somente através da observancia da Torah. É o desejo dos (Nazarenos) Essenios, ajudar a todas as pessoas a encontrar seu próprio caminho dentro do Caminho Estreito, e começar a tomar esses passos que os dirijam ao Olam ha'Bah (o Mundo vindouro).
O Fogo da Palavra
É muito fácil para uma pessoa dizer que crê em Alhym. Dizer que aceita a salvação, mas só dizer uma coisa, ou só levar a cabo um ato, não expressa se uma pessoa, a dizer verdade, se regressou a Deus completamente, e aceitou ao Mashyakh completamente. Somente Alhym sabe com segurança, quem é e quem não é de Suas Ovelhas. Por outro lado, o indivíduo, tem que saber se se comprometeu com o Mashyakh.
Existe uma frase que é usada entre os (Nazarenos)Essenios, e esta é "O Fogo da Palavra". Para nós, é uma pessoa que real e verdadeiramente se volta para Alhym, através do Mashyakh, e se compromete segui-lo completamente.
Agora cheio de um Fogo Sagrado, Mashyakh é A Palavra e o Fogo que é ignição e se queima dentro do Crente, é um Fogo Celestial dedicado a Elohim e deve ser compartilhado com toda a criação. O fogo estende-se de alma a alma.
Onde o Fogo da Palavra é diferente do que os Cristãos chamam ser "novo nascimento", é que o Fogo da Palavra tem que ser expressado, não só nos pedidos emotivos, senão através das ferramentas dadas a nós pelo Mashyakh. Estas ferramentas são os Três Pilares da Sagrada Fé Ortodoxa dada a nós por Alhym.
Os Três Pilares
Os (Nazarenos)Essenios crêem e aderem-se aos Três Pilares da Fé Ortodoxa, como se nos ensinou a nós por meio do Mashyakh e seus Sh´likhim (apóstolos) no século I, concretamente:
A Escritura Sagrada - A Palavra de Alhym.
A Tradição Sagrada - As Práticas da Assembléia de Jerusalém que foi fundada pelo Mashyakh.
A Revelação Sagrada - A Palavra Profética dada pelo Mashyakh através de Seus servos.
O Tzadik
Nós achamos que o Patriarca (Rosh Avkadmon) é o verdadeiro sucessor da Presidência Eclesiástica de Shaliach Mar Ya'aqob ha'Tzadik (Apóstolo Kadosh Ya´akov –“Thiago”- o Justo) e outros Apóstolos e que tem a principal autoridade terrenal em todos os temas em relação com os Três Pilares da Fé (A Escritura, A Tradição, A Revelação), e em relação com a vida da Assembléia e seus membros.
A excelencia e a autoridade do Patriarca deve ser honrada e acatada por cada um dos membros da Assembléia, o patriarca e os sacerdotes
nomeados em comunhão com Ele, recebem do Mashyakh a autoridade para tomar decisões visíveis na terra, que serão ratificadas no céu;
como tal, as denúncias provenientes de qualquer pessoa alheia à Assembléia de Jerusalém, não podem ser um recurso interposto contra o Tzadik, que todo caso que não possa ser resolvido em Sua presença, deve esperar a sentença do Mashyakh e por nenhum motivo se pode pensar ou dizer que o Rosh Avkadmon pode ser julgado pelos que estão por embaixo dele, ou por qualquer comunidade fora da Assembléia de Jerusalém, ele mesmo deve ser o juiz de todos os que se encontram por embaixo dele, ao ser um humano servo do Adom, Ele não é infalível, senão que só pode ser julgado pelo Mashyakh que o elegeu , que Ele o elevou e o colocou como a cabeça de sua Assembléia na terra junto com o Beit Knushta (Sanedrín - Sinédrio).
Ademais, nós achamos que o espírito de Yahushua ha´Mashyakh se encontra dentro do Patriarca, e que o Patriarca é a expressão física da Presença de YHWH e a encarnação do amor de Alhym e, como tal, ele deve ser honrado acima de todos os homens.
Todos os direitos reservados á Essene Sandhedrin - Beit Knushta d'Shemishqo
Glória á Yahushua O Único Yahueh !
ResponderExcluirPor favor não me ingnora pelo que vou falar, nos estudos em números moises recebe ordem em 6:27 para colocar nos filhos de Israel o nome oridinal do eterno, são os nome teofóricos dos filhos de Israel- tetragrama YHWH- Nome Yahuh ul, o nome de jeremias é Yirmiyahu- jeremias 15:16, portanto pelos estudos e descobertas este nome de YAHUEH se encontra errado, Yahushua esse é o nome do messias , seria Yahuh+shua, eu vim em nome do meu pai João 5:43
ResponderExcluirSe quiser me coresponder e-mail- josecnunes27@hotmail.com = Yoseph_Yah